FANDOM

O Reino da Polônia é um Estado democrático de direito, uma monarquia constitucional independente e soberana com divisão de poderes entre o executivo, o legislativo e o judiciário.

O primeiro destes poderes, o executivo, é exercido por Sua Majestade, o Rei da Polônia. É o Rei ou pessoas a quem ele delega seu poder que executa e aprova as leis, além de ajudar na fiscalização e no equilíbrio dos poderes.

O segundo é o poder legislativo, exercido através do Sejm, o parlamento polonês, e o Senat, o senado. O poder legislativo é responsável pela criação de leis e também pela fiscalização dos outros poderes.

O poder judiciário é exercido por uma Corte especial, e por tribunais comuns. O judiciário garante a aplicação correta das leis e ajuda na resolução de conflitos e controvérsias entre cidadãos.

Todo o poder emana do povo, e este poder pode ser exercido direta ou indiretamente ― por exemplo, através dos representantes no Sejm e no Senat.

A Polônia é tida como um exemplo clássico de democracia, e é o país europeu reconhecidamente mais democrático desde a Idade Média, quando houve o processo de modernização do mesmo.

Também no FANDOM

Wiki aleatória