FANDOM

A National Hockey League (Ligue Nationale de Hockey em francês, Narodowa Liga Hokeja em polonês, Liga Nacional de Hóquei em português) é um dos campeonatos nacionais de hóquei no gelo mais importantes do mundo. É disputado por equipes dos Estados Unidos e do Canadá desde 1917.

TimesEditar

A NHL atualmente é formada por 32 times. Eles são divididos em duas conferências, cada uma com duas divisões, contendo oito times cada.

Formato atualEditar

No formato atual, todos os times disputam 82 jogos, metade em casa e metade fora. Os times jogam com seus adversários de divisão 6 vezes, totalizando 42 jogos. Contra os times da mesma conferência, mas de fora de sua divisão, são disputadas 3 partidas, o que totaliza 24 partidas. E contra os times da conferência oposta é disputado um jogo contra cada, o que totaliza 16 jogos no total. Para que haja equilíbrio na questão de mando de campo, os times que se enfrentam uma ou três vezes têm os mandos de campo invertidos na temporada seguinte ― por exemplo, se um time enfrentou outro da mesma conferência duas vezes em casa e uma fora, no ano seguinte ele irá enfrentar esse mesmo time uma vez em casa e duas fora.

HistóriaEditar

Ver também: Histórico das expansões da NHL

A liga foi criada em 1917, inicialmente projetada para ser disputada apenas por times canadenses. Durante as três primeiras décadas, houve expansões e retrações, até que o número de equipes ficou estabilizado em seis, por mais de 20 anos. Em 1967 houve a primeira grande expansão, que dobrou o número de equipes. Entre novas expansões e absorções de novas ligas, chegamos ao ano de 2013 com 32 equipes.

A Copa StanleyEditar

Ver artigo principal: Stanley Cup

Os campeões da NHL recebem, ao final dos playoffs, a Copa Stanley. Ela já foi vencida por 19 times ativos na liga. A lista se encontra no artigo referente ao troféu.

Ligas nacionais de hóquei (Ver este template)
Ligas nacionais
Bandeira da Alemanha Alemanha • Bandeira do Brasil BrasilBandeira da Bulgária Bulgária • Bandeira do Canadá CanadáBandeira da Croácia Croácia • Bandeira da Eslováquia Eslováquia • Bandeira da Eslovênia Eslovênia • Bandeira da Espanha Espanha • Bandeira dos Estados Unidos Estados UnidosBandeira da França FrançaBandeira da Itália Itália • Bandeira da Polônia PolôniaBandeira de Portugal Portugal • Bandeira da Romênia RomêniaBandeira da Suíça Suíça
Ligas bi-nacionais
Flag of United States and Canada National Hockey LeagueBandeira de Uruguai e Argentina La Superliga de Hockey

Também no FANDOM

Wiki aleatória