FANDOM

Bandeira da Polônia.png Polska Liga Hokejowa Bandeira da Polônia.png 

País

Bandeira da Polônia.png Polônia

Fundação

1926

Federação

IIHF

Número de times

30

Nível na pirâmide

1

Classificação para

Bandeira da Polônia.png Puchar Ligi
Bandeira da Polônia.png Puchar Królewski

A Liga Polonesa de Hóquei, conhecida como Polska Liga Hokejowa, é a mais importante competição de hóquei da Polônia. Foi disputada pela primeira vez na temporada 1926-27. Seu formato variou algumas vezes ao longo dos anos, sendo que o utilizado atualmente foi implantado a partir da temporada 2001-02.

É disputada atualmente por 30 equipes espalhadas pelas Terras da Coroa Polonesa.

TimesEditar

Formato atualEditar

Polska Liga Hokejowa.png

Logotipo da PLH

A liga é dividida em temporada regular e play-offs. Nesta primeira fase, os clubes jogam 82 vezes, sendo oito vezes com adversários de sua própria divisão e duas vezes contra os demais times. Ao final desta etapa, os campeões de cada divisão mais os cinco melhores colocados de cada conferência avançam para o play-off da Copa da Liga. Nesta etapa, os adversários se enfrentam dentro de sua própria conferência, sendo que o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo o sétimo, e assim por diante. Esta vantagem segue nas rodadas seguintes, sendo que o primeiro e o segundo só poderão se enfrentar na final da conferência, por exemplo. Outra vantagem do primeiro colocado é a de ter os jogos 5 e 7 jogados em sua arena, tendo assim um jogo em casa a mais que os adversários piores colocados. Os times se enfrentam numa série de sete jogos, onde quem obtiver mais vitórias, segue na competição. No final, os campeões das conferências se enfrentam na grande final do campeonato.

HistóriaEditar

O Campeonato polonês de hóquei evoluiu muito ao longo dos anos. Criado em 1926, inicialmente era uma competição contestada apenas por clubes da capital e do sudeste do país. A partir da popularização do esporte no restante do país, o torneio foi ampliando suas fronteiras. Eram 8 equipes em 1970, e o número crescia cada vez mais.

Em 2001 a liga resolveu estabelecer o atual número de clubes, propondo que se reunissem em duas conferências e quatro divisões diferentes. A proposta foi aceita por unanimidade pelos clubes e muito bem aceita pelos fãs ― embora houvesse o temor de que muitos não fossem aprovar as mudanças, por tornar o campeonato polonês muito similar à National Hockey League. Logo a mudança caiu no gosto de todos e trouxe as atenções do mundo do hóquei para a Polônia.

O sucesso foi notável. A Polônia atraiu de volta jogadores nacionais que jogavam por clubes estrangeiros, já que os salários estavam maiores no seu país de origem. O lucro dos clubes com seus sócios, com vendas de produtos e de ingressos, além de premiações por campanhas bem-sucedidas no campeonato, fizeram os clubes aumentar seu faturamento e as quantias em caixa. A seleção nacional passou a contar com jogadores destes clubes, e os resultados nas quadras foram bastante positivos ― a Polônia conseguiu a tradição dos velhos tempos, chegando a três finais de campeonatos mundiais, e chegando a uma final olímpica, em 2008.

Atualmente, o campeonato continua em franca expansão, tanto em qualidade de jogo quanto em número de jogadores formados ― assim como o lucro dos clubes. Nas últimas doze temporadas, tivemos nove campeões diferentes, e não mais que dois títulos por equipe.

Ano Campeão
2001-02 Bandeira da Polônia.png Unia Oświęcim
2002-03 Bandeira da Polônia.png Polonia Warszawa
2004-05 Bandeira da Polônia.png Śląsk Tychy
2005-06 Bandeira da Polônia.png Jastrzębie-Zdrój
2007-08 Bandeira da Polônia.png Cracowia Kraków
2009-10 Bandeira da Polônia.png Podhale Nowy Targ
2010-11 Bandeira da Polônia.png Stoczniowiec Gdańsk
2011-12 Bandeira da Polônia.png Husaria Szczecin
2012-13 Bandeira da Polônia.png Winiary Kalisz

Demais informaçõesEditar

Ligas nacionais de hóquei (Ver este template)
Ligas nacionais
Bandeira da Alemanha.png Alemanha • Bandeira do Brasil.png BrasilBandeira da Bulgária.png Bulgária • Bandeira do Canadá.png CanadáBandeira da Croácia.png Croácia • Bandeira da Eslováquia.png Eslováquia • Bandeira da Eslovênia.png Eslovênia • Bandeira da Espanha.png Espanha • Bandeira dos Estados Unidos.png Estados UnidosBandeira da França.png FrançaBandeira da Itália.png Itália • Bandeira da Polônia.png PolôniaBandeira de Portugal.png Portugal • Bandeira da Romênia.png RomêniaBandeira da Suíça.png Suíça
Ligas bi-nacionais
Flag of United States and Canada.png National Hockey LeagueBandeira de Uruguai e Argentina.png La Superliga de Hockey

Também no FANDOM

Wiki aleatória