FANDOM

Bandeira da Polônia Język polski

Família

Indo-europeia

Sub-família

Eslava

Alfabeto

Latino

Oficial em

Bandeira da Polônia Polônia
Bandeira da Europa União Europeia

# de falantes

500 milhões

Códigos

pl, pol

A língua polonesa é um idioma indo-europeu eslavo, utilizado oficialmente na Polônia. É falada por cerca de meio bilhão de pessoas em todo o mundo.

Matheus Leał adora a língua polonesa e a pratica frequentemente x)

AlfabetoEditar

A • Ą • B • C • Ć • D • E • Ę • F • G • H • I • J • K • L • Ł • M • N • Ń • O • Ó • P • R • S • Ś • T • U • W • Y • Z • Ź • Ż

O alfabeto polonês é o alfabeto latino com algumas marcas diacríticas e exclusões de letras. Por exemplo, Q, V e X não fazem parte do polonês. O alfabeto é quase todo pronunciado com vogais abertas, à exceção das duas vogais nasais Ą e Ę.

Tipologia linguísticaEditar

  • Alinhamento morfológico - é uma língua sintética fusional, ou flexional, onde as palavras apresentam vários morfemas. Pode-se dizer que as línguas flexivas escondem de certa forma a correspondência entre os morfemas e as funções gramaticais. Isso pois em palavras como byliśmy (nós fomos ou nós estivemos) há morfemas que indicam o tempo (byl), a pessoa e o número (my).
  • Alinhamento morfosintático - é uma língua nominativa-acusativa, ou seja, o sujeito nas frases com verbos transitivos e intransitivos é tratado da mesma maneira, utilizando o caso nominativo. O objeto é tratado diferentemente, geralmente marcado no acusativo ou no dativo.
  • Estrutura das sentenças - SVO, ou seja, sujeito-verbo-objeto. Por ser um idioma fusional pode-se flexibilizar essa ordem, mas o mais comum em termos de língua falada e escrita é a ordem SVO.

Categorias lexicaisEditar

O polonês não possui artigos. As classes que possui o polonês são os substantivos (rzeczownik), adjetivos (przymiotnik), numerais (liczebnik), pronomes (zaimek), verbos (czasownik), sendo todas estas classes sujeitas a declinação e conjugação, e as classes dos advérbios (przysłówek), preposições (przyimek), conjunções (spójnik) interjeições (wykrzyknik) e as partículas gramaticais (partykuła), sendo estes não sujeitos a declinações.

DeclinaçãoEditar

O polonês é altamente flexível. Substantivos, adjetivos, pronomes, numerais, todas as classes de palavras são declinados em sete casos diferentes:

  • Nominativo - O modo neutro, utilizado isoladamente ou em sentenças sem verbo
  • Genitivo - Utilizado para indicar posse ou relação de dependência (no português, utilizamos "de")
  • Dativo - Utilizado em objetos indiretos, ou seja, que precisam de preposição para ligarem-se ao verbo
  • Acusativo - Utilizado em objetos diretos, ou seja, que não precisam de preposição para ligarem-se ao verbo
  • Instrumental - Utilizado para indicar o instrumento com o qual se faz uma ação ou para indicar companhia (exemplos no português: "Fiz o teste com minha caneta ou "Fui às compras com minha mulher)
  • Locativo - Utilizado para indicar o local onde ocorre a ação
  • Vocativo - Utilizado para indicar a pessoa com quem se fala (como no português "Senhora Ana!")

SubstantivosEditar

Os substantivos podem ser declinados levando em conta apenas o numeral (singular ou plural). Para muitos substantivos há resquícios do numeral dual, quando havia uma forma para dois e outra para quando houvesse mais do que três itens. Os substantivos, em geral, costumam ser declinados no nominativo no plural quando são em 2, 3 ou 4, sendo que para cinco ou mais costuma-se usar o plural do genitivo. Quanto ao gênero, os substantivos podem ser masculinos, femininos ou neutros.

AdjetivosEditar

Os adjetivos são o que mais costuma dar dor de cabeça aos novatos que se arriscam no polonês - eu falo isso porque é exatamente pelo que eu passo :D

Os adjetivos podem ser declinados conforme a declinação, o número e o gênero. Acontece, senhoras e senhores, que não são mais três os gêneros quando falamos dos adjetivos, e sim incríveis cinco! O masculino humano (męskoosobowy), o masculino para objetos (męskorzeczowy), o masculino para animais (męskozwierzęcy), o feminino (żeński) e o neutro (nijaki). Ufa!

Calma que vai ficar pior. Com dois numerais, cinco gêneros e sete casos, é possível (mas pouco provável) que um mesmo adjetivo tenha inacreditáveis QUARENTA E NOVE formações diferentes! Aqui vale dizer que muitos adjetivos são irregulares e o formato deles no plural pode repetir em alguns casos. Vale lembrar também que o plural é mais simples: só se declina diferentemente o masculino humano, sendo que todos os outros modos não masculinos humanos dividem o mesmo plural.

ArtigosEditar

Os artigos são ausentes no polonês, assim como em todos os idiomas eslavos, exceto a língua búlgara. Para dizer "Eu leio um livro" ou "Eu escrevo o livro", diga respectivamente Czytam książkę ou Piszę książkę.

Conjugação verbalEditar

O polonês, como idioma indo-europeu, tem diversas conjugações diferentes, e os verbos são conjugados levando em conta o tempo, a pessoa, o numeral, e o modo verbal. Os modos verbais perfeitos são os mais utilizados. O passado e o presente têm suas próprias conjugações para a primeira, a segunda e a terceira pessoas tanto no singular quanto no plural. O futuro é apenas acrescentado do verbo być no futuro, como o exemplo a seguir, utilizando o verbo uczyć się, estudar: ja będę się uczyć, ty będziesz się uczyć, on będzie się uczyć, my będziemy się uczyć, wy będziecie się uczyć, oni będą się uczyć. O mais interessante, diferente do português, é que no passado e no futuro também há conjugações diferentes para o masculino e o feminino.

NumeraisEditar

Os numerais em polonês seguem um padrão regular, porém de difícil compreensão para quem não fala o idioma ou outros idiomas com regras similares. Por exemplo, ao falar um złoty (que é a moeda oficial da Polônia) deve-se dizer jeden złoty, no nominativo singular. Para quantidades entre dois e quatro utiliza-se o nomitativo plural, ou seja, dwa złote, trzy złote e cztery złote. Daqui em diante as coisas ficam um pouco complicadas. Todos os números de 5 em diante, até o 21, exigem que o nome seja declinado no genitivo plural. Portanto, cinco złoty na verdade fica pięć złotych e vinte e um złoty é dwadzieścia jeden złotych. Veja o exemplo a seguir:

  • 1 = złoty (nominativo singular)
  • 2, 3, 4; 22, 23, 24; 102, 103, 104; assim por diante = złote (nominativo plural)
  • 0; 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ... 21; 25...31; 35...31; assim por diante = złotych (genitivo plural)
  • 0.1; 1.5; 2.5; frações em geral = złotego (genitivo singular)

Ainda sobre moedas, o separador decimal em polonês segue o mesmo padrão da língua portuguesa, ou seja, os milhares são separados com espaços ou pontos, e as casas decimais com vírgulas. (Para a infelicidade de Matheus Leał, que sempre preferiu o sistema da língua inglesa ¬¬)

Línguas indo-europeias (Ver este template)
Eslavas
Norte: Bandeira da Polônia PolonêsBandeira da Tchéquia TchecoBandeira da Eslováquia Eslovaco
Sul: Bandeira da Croácia CroataBandeira da Eslovênia EslovenoBandeira da Bulgária BúlgaroBandeira da Macedônia Macedônio
Românicas
Bandeira de Portugal PortuguêsBandeira da Espanha EspanholBandeira da França FrancêsBandeira da Itália ItalianoBandeira da Romênia Romeno
Germânicas
Leste: Bandeira da Inglaterra InglêsBandeira da Alemanha AlemãoBandeira da Holanda HolandêsBandeira de Luxemburgo LuxemburguêsBandeira da África do Sul Africâner
Norte: Bandeira da Dinamarca DinamarquêsBandeira da Noruega NorueguêsBandeira da Suécia SuecoBandeira da Islândia Islandês
Célticas
Bandeira da Irlanda IrlandêsBandeira da Escócia EscocêsBandeira de Gales Galês
Bálticas
Flaga Wielkiego Księstwa Litewskiego LituanoFlaga Księstwa Inflanckiego Letoniano
Indo-Arianas
Bandeira da Índia Hindi • Flag of Persia Persa • Flaga Księstwa Tadżyckiego Tadjique
Helênica
Bandeira da Grécia Grego
Ilírica
Bandeira da Albânia Albanês

Também no FANDOM

Wiki aleatória