FANDOM

O futebol (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É um dos desportos mais populares do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com uma baliza em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação da Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Fédération Internationale de Football Association, mais conhecida pela sigla FIFA. As principais competições internacionais de futebol entre seleções são a Copa do Mundo FIFA e o torneio de Futebol nos Jogos Olímpicos de Verão. As principais entre clubes são a Liga dos Campeões da UEFA, a Taça Libertadores da América, e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA.

Também no FANDOM

Wiki aleatória