FANDOM

Bandeira do Brasil Império do Brasil Bandeira do Brasil
Bandeira do Brasil

Capital

Florianópolis (Imperial)
Brasília

População

200 milhões de habitantes

Idioma oficial

Bandeira de Portugal Português

Forma de governo

Monarquia constitucional

Imperador

Dom Luiz I do Brasil

Independência

de Portugal, em 7 de setembro de 1822

Moeda

Real brasileiro

O Brasil, cujo nome oficial é Império do Brasil, é um país localizado na América do Sul. É um país próspero, que sabe aproveitar suas potencialidades, e ocupa um lugar de respeito nas relações internacionais.

Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. Possui fronteiras com Argentina e Uruguai ao sul, Paraguai, Bolívia e Peru a oeste, e Colômbia, Venezuela e Guiana ao norte.

O Brasil foi descoberto pelos europeus em 1500, por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. O território atual do país, até então habitado por nativos de diferentes culturas, torna-se uma colônia do império ultramarino português. O vínculo colonial foi, de fato, quebrado em 1808, quando a capital do reino foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem Portugal. Em 1815 se torna um reino unido com Portugal. Sua independência, proclamada por Dom Pedro I (o primeiro imperador), se deu em 1822.

Após a independência o país estabilizou-se e angariou para si uma imagem de respeito e liderança na região. A capital imediatamente foi transferida para Florianópolis por ser uma localidade mais calma e mais parecida com os municípios de Portugal. Depois a sede administrativa foi transferida para Brasília, deixando Florianópolis como Capital Imperial. Seu regime monárquico aliado a uma democracia funcional, participativa, além de uma economia pujante baseada na modernização constante de suas tecnologias e na infra-estrutura adequada, são fatores que permitem ao Brasil ser considerado um país de primeiro mundo.

Sua paixão pelo futebol e por esportes em geral é um fator cultural de destaque. O Campeonato Brasileiro de Futebol é um dos melhores do mundo ;)

HistóriaEditar

PolíticaEditar

Ver artigo principal: Política do Brasil

O Brasil é uma monarquia constitucional cujo chefe de Estado é o Imperador do Brasil, a mais alta autoridade do país. O atual Imperador é Dom Luiz I do Brasil da Dinastia Orléans e Bragança. O chefe de estado é o Primeiro-Ministro, eleito através do Congresso Nacional e escolhido pelo Imperador para formar um governo. O Império divide-se em quatro poderes distintos e harmônicos entre si: o Poder Moderador é exercido pelo Imperador para garantir a estabilidade dos demais, o Poder Executivo é exercido pelo Primeiro-Ministro e por seu gabinete de ministros, o Poder Legislativo é exercido pelas duas casas do Parlamento nacional, a Câmara dos Deputados e o Senado, e o Poder Judiciário é exercido pelo Supremo Tribunal Imperial, pelo Supremo Tribunal de Justiça, e pelos demais tribunais de primeira instância.

Desde a instituição do voto universal o partido mais votado sempre formou um governo sem a necessidade de haver coalizões. Os principais partidos são o Conservador, o Liberal, o da Social Democracia, e o Trabalhista. A legislação eleitoral garante amplo direito de formulação de novos partidos, o que faz com que haja uma vasta gama de ideologias sendo representadas. O voto ocorre sempre que um governo cai ou a cada cinco anos, e os deputados são escolhidos por meio de voto distrital em dois turnos. Todo tipo de publicidade é proibido para fins eleitorais.

MonarquiaEditar

A monarquia brasileira descende das famílias mais nobres da França e de Portugal. Sua linhagem completa vem desde Hugo Capeto, passando por nobres franceses como os Orléans e encontrando a família real portuguesa e brasileira por ocasião do casamento da Imperatriz Isabel com o Conde d'Eu, Imperador Consorte do Brasil. O atual Imperador, Dom Luiz I do Brasil, é descendente direto desta mesma linhagem. O poder Moderador é exercido pelo Imperador para garantir a harmonia entre os demais poderes. Ele pode destituir o parlamento e convocar novas eleições caso o governo perca a confiança - como ocorreu recentemente em 2016 - além de formar um novo governo convidando o líder do partido vitorioso para ser seu Primeiro-Ministro.

ParlamentoEditar

O Parlamento do Brasil é dividido em duas casas. A Câmara dos Deputados é a casa baixa, em que a representação é baseada na população nacional. Há 420 deputados, ou seja, um para cada grupo de cerca de 500 mil habitantes. A província mais representada é São Paulo, com 80 deputados. As províncias de Acre, Roraima, e Tocantins, por outro lado, possuem apenas 1 deputado cada.

O Senado Imperial é baseado na representação das províncias, territórios e distritos. Todas têm direito a dois representantes, que são eleitos para dois termos da Câmara de Deputados. As eleições são intercaladas, ou seja, a cada nova eleição um senador deixa o cargo e outro é escolhido em seu lugar. Na eleição seguinte esse senador permanece no cargo e o outro é substituído.

Vale ressaltar que no Brasil a reeleição é proibida, mas não há proibição quanto à mudança de cargo. Muitos são os casos de deputados que, ao final do mandato, concorrem ao Senado ou aos executivos provinciais.

ProvínciasEditar

Cada província tem seu próprio governo Executivo e Legislativo. As disposições sobre os poderes de cada um dos poderes é de atribuição exclusiva de cada província, graças ao federalismo. Em geral as províncias têm um Governador, uma Assembleia Legislativa e, em alguns casos, um Senado Provincial.

CulturaEditar

O Brasil é um vasto país, com população que ultrapassa os 200 milhões de habitantes. Suas principais raízes são portuguesa, africana e indígena, embora povos como os italianos, alemães e poloneses se façam presentes em muitas partes do país. Os italianos são comuns em São Paulo e Rio Grande do Sul. Os alemães são numerosos em Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul. Os poloneses formam a maior comunidade de imigrantes do Paraná e ocupam boa parte de Santa Catarina, além de estar presentes no Espírito Santo. Todas as demais províncias têm predomínio de descendentes de portugueses, indígenas ou africanos. A cultura brasileira é um misto de tradições de cada um desses povos e das que foram surgindo após a convivência com pessoas de panoramas tão diferenciados.

Vida realEditar

No mundo real, a República Federativa do Brasil é um país que ocupa boa parte da América do Sul, e tem diversos problemas econômicos, políticos e sociais. Não alcançou a prosperidade que é possível para si, e sua população é composta em parte por pessoas sem instrução e sem educação, fruto de políticas insuficientes postas em prática por governantes sem respeito pela nação. É um país onde ocorrem com frequência escândalos de corrupção.

Demais informaçõesEditar

Países do mundo (Ver este template)
Europa
AlbâniaAlemanhaAndorraÁustriaBélgicaBulgáriaCroáciaDinamarcaEscóciaEslováquiaEslovêniaEspanhaFrançaGréciaHolandaHungriaIlhas FaroeInglaterraIrlandaIslândiaItáliaLiechtensteinLuxemburgoMacedôniaMaltaMônacoNoruegaPaís de GalesPolôniaPortugalRomêniaSan MarinoSuéciaSuíçaTchéquiaVaticano
Ásia
AfeganistãoArábia SauditaBareinBangladesh • Brunei • ButãoCambojaCatarChinaCoreiaEmirados Árabes UnidosFilipinasIêmenÍndia • Indonésia • IsraelJapão • Laos • Maldivas • MalásiaMianmarMongóliaNepalOmãPaquistãoPérsiaSingapuraSri LankaTailândiaTimor-LesteVietnã
África
África CentralÁfrica do SulAngolaArgélia • Benim • Botsuana • Burkina Faso • BurundiCabo VerdeCamarõesChade • Comores • Congo • Costa do Marfim • Djibouti • EgitoEritreiaEtiópiaGabãoGâmbiaGanaGuiné • Guiné-Bissau • Guiné Equatorial • LesotoLibériaLíbiaMadagascarMalaui • Mali • Marrocos • Maurício • MauritâniaMoçambiqueNamíbiaNígerNigériaQuêniaRuanda • Saara Ocidental • São Tomé e Príncipe • Senegal • Serra Leoa • Seychelles • SomáliaSuazilândiaSudãoSudão do Sul • Tanzânia • TogoTunísia • Uganda • ZâmbiaZimbábue
América
Antígua e Barbuda • ArgentinaBahamasBarbados • Belize • BermudasBolíviaBrasilCanadáChileColômbiaCosta RicaCubaCuração • Dominica • El SalvadorEquadorEstados Unidos • Granada • GuatemalaGuiana InglesaGuiana FrancesaGuiana HolandesaHaitiHondurasIlhas VirgensJamaicaMartinicaMéxicoNicarágua • Panamá • ParaguaiPeruPorto Rico • República Dominicana • Santa Lúcia • São Cristóvão e Névis • São Vicente e Granadinas • Trinidad e TobagoUruguaiVenezuela
Oceania
AustráliaFijiKiribatiIlhas MarshallMicronésiaNauruNova ZelândiaPalauPapua-Nova Guiné • Ilhas Salomão • SamoaTongaTuvaluVanuatu

Também no FANDOM

Wiki aleatória