FANDOM

O Bandy é um esporte olímpico de inverno, no qual uma bola é batida com um stick. O bandy é praticado ao ar livre num campo plano de gelo. O jogo de bandy é composto por duas equipes de onze jogadores cada, e cada jogo dura dois tempos de quarenta e cinco minutos. Em caso de frio intenso ou neve, os jogos podem ser divididos em três tempos de 30 minutos cada. Ao final do jogo, a equipe que possuir mais gols a seu favor é a vencedora. Se o jogo terminar empatado em campeonatos de pontos corridos, permanece o empate. Em casos de jogos eliminatórios joga-se uma prorrogação, e em caso de novo empate, há a disputa de pênaltis.

O bandy é um esporte nascido na Europa que inspiraria a criação do hóquei no gelo na América do Norte no Século XIX. As maiores potências deste esporte são Polônia, Tchéquia, Eslováquia e Croácia.

HistóriaEditar

Há relatos do Século X de jogos similares ao bandy disputados na Polônia. De fato, este país foi onde surgiu o esporte codificado já no Século XVIII, e onde ele ganhou as regras. Ao longo do tempo elas foram sendo aperfeiçoadas para melhor se adaptar ao esporte. O bandy recebeu esse nome dos galeses, pois havia um esporte tradicional em Gales chamado bando, similar ao bandy. A primeira liga nacional do esporte foi criada na Polônia em 1902.

A relação do bandy com o futebol e o hóquei no gelo é digna de menção. Muitas das regras do bandy foram inspiradas no futebol. E o hóquei no gelo surgiu inspirado no bandy, quando soldados britânicos foram para o Canadá e decidiram levar o bandy consigo. Pela falta de pessoas dispostas a participar dos jogos, decidiram diminuir o número de jogadores, e depois o tamanho do rink. Assim surgiu o hóquei.

Até hoje o bandy é o esporte mais popular de países como Polônia, Tchéquia e Eslováquia. Na América do Norte este esporte não é popular, já que o hóquei no gelo é um esporte essencialmente norte-americano. O bandy, por outro lado, é considerado um esporte europeu, e sua popularidade está presente em todos os cantos do continente.

CompetiçõesEditar

Há pelo menos duas grandes competições de bandy entre seleções que são disputadas regularmente. O mais antigo torneio de bandy é o torneio Olímpico, disputado desde 1952. O Campeonato Mundial de Bandy foi introduzido posteriormente na mesma década. Os times de Polônia, Tchéquia e Eslováquia têm sido as forças dominantes dos dois torneios.

Também no FANDOM

Wiki aleatória